Romaria

 

 

 Romaria em Honra a Nossa Senhora dos Aflitos                                                                Romaria em Honra a Nossa Senhora dos Aflitos                                               Romaria em Honra a Nossa Senhora dos Aflitos                                                                Romaria em Honra a Nossa Senhora dos Aflitos                                               Romaria em Honra a Nossa Senhora dos Aflitos                                                                Romaria em Honra a Nossa Senhora dos Aflitos                                               Romaria em Honra a Nossa Senhora dos Aflitos                                                                Romaria em Honra a Nossa Senhora dos Aflitos

Último domingo de Agosto

 

Ao evocar o nome de Nossa Senhora dos Aflitos, remete para a sua inconfundível actuação em prol das preces a ela dirigidas. Auxiliadora, protectora, seguidora, esta santa traz consigo um conjunto de devotos que procuram ao lhe prestarem culto uma ajuda divina, para a resolução das suas aflições.

O santuário de nossa Senhora dos aflitos em Pegarinhos, popularmente conhecido por Senhora Aparecida, teve origem segundo a tradição, na devoção despertada numa imagem da Virgem, encontrada por caçadores no monte onde actualmente se encontra a Capelinha. O facto atraiu a atenção dos frades franciscanos que ali se fixaram, promovendo o culto à Senhora dos Aflitos, cuja primeira romaria data de 1835 e construindo, em 1838, a já referida Capelinha que ostenta as “Armas de S. Francisco”.

As procissões organizadas em honra de Maria, intitulada, Senhora dos Aflitos, trazem consigo muitos emigrantes e gentes que prestam homenagem de uma forma calorosa. Este é um ritual marcado por um conjunto de sentimentos e sensações que são vividos intensamente, por quem encontra na santa não só um culto religioso, mas sim um elemento identificador e característico da própria aldeia.