Turísmo

 

Descobrir Pegarinhos...

 

“Despir-se” do seu contexto social e partir ao encontro de outras culturas, observar e descobrir outros horizontes, permite levar e dar a conhecer um pouco da herança patrimonial de cada local.  

Pegarinhos entre os seus montes, fragas e pinhais, apresenta muitos locais dignos de serem vistos e apreciados. A arte rupestre, as pontes romanas, o santuário e igrejas que resistem à passagem do tempo, são símbolos e marcos históricos.

Este é também um local de lazer, onde a harmonia rural se associa à beleza das suas paisagens.

 

Pegarinhos terra de encanto,

De encanto e tradição.

Deixas na alma de quem passa,

  Saudade e recordação!

 

O turismo surge como forma de ir ao encontro dos interesses dos cidadãos, tendo em conta as diferenças culturais que variam e se difundem de local para local.

A oferta turística deve ser o resultado natural da diversidade dos recursos locais e deve estar dimensionada ao tempo em que se realiza e ao espaço onde se pratica. Assim, mediado por vários factores “o turista é atraído pelo exótico, pelo diferente, pelo «outro» que se lhe oferece como um estranho a descobrir”.

O turista assume um papel preponderante na difusão e partilha de cultura. É um papel facilmente desempenhado por cada um de nós, que busca em cada local que visita, o encontro com as raízes, as histórias e aspectos culturais que o caracterizam.